Strømleverandører | Hvem tilbyr Forbrukslån | Verdivurdering av Bolig på Nett | Joustolaina | Sammenlign Forsikringer | Boligalarm | Kreditkort Best i Test | Boliglån Rente

Sobre

Sobre Betta Project

O projeto deste website e materiais correlatos são o resultado da união de esforços de dois aquaristas brasileiros: Vitor C. Chevitarese e Guilherme F. David.

Nosso objetivo, através do Betta Project, é de fomentar a demanda e a oferta do peixe Betta de alto padrão genético.

Vitor
Vitor C. Chevitarese
Guilherme
Guilherme F. David

Propomos aqui novas abordagens sobre o peixe Betta, tão popular em aquários ao redor do globo.

Um pouco de nossa história no hobby aquarismo

Vitor Calil Chevitarese, empresário e engenheiro, entusiasta e pesquisador do peixe Betta, foi quem idealizou estas ideias aqui publicadas. Começou como todo mundo no hobby: ganhou um peixe e logo depois o perdeu – o peixe morreu. A partir disso, comprou novos exemplares, procurou mais informações na literatura, testou o manejo, cometeu acertos e erros, até que a coisa deslanchou. É aquarista hobbysta deste a década de 1960, e se dedica no estudo de genética do Betta desde o final da década de 1970.

Guilherme F. David é também engenheiro (em formação) e começou no aquarismo da mesma forma: ganhando um aquário e peixes quando ainda criança. Como muitos hobbystas, ampliou seu número de aquários, montou seus próprios tanques de vidro,  e pegou gosto pela manutenção, mas principalmente pela reprodução dos peixes ornamentais. Um destes, o peixe Betta, despertou especial interesse ao ponto de se filiar em um fórum sobre o assunto de aquaristas brasileiros, num grupo Yahoo do extinto website Betta Brasil.

Betta Project – A DNA Experience

O nome “Betta Project – A DNA Experience” provém justamente da Arte de Projetar Bettas, de conhecer os genes envolvidos em cada característica e suas inter-relações; uma verdadeira experiência de DNA.

A Arte de Projetar Bettas consiste na correta seleção de matrizes, a fim de se atingir um determinado objetivo.

Iniciamos pelas informações de base, repassando ao aquarista iniciante noções básicas de manejo para manutenção do peixe Betta. Após, deve ser estudado o manejo para reprodução. Por fim, a genética do Betta torna-se fundamental para mergulhar-se na Arte de projetar Bettas.

Um passo adiante, e não menos importante, é o julgamento de Bettas: como avaliar um Betta quanto aos padrões mundialmente estabelecidos (ou não) e ter bons resultados, tanto no julgamento, quanto no enquadramento em classes e padrões para julgamento, tanto para avaliação de matrizes ainda em sua estufa, ou em exposições especializadas.

Betta Project – A DNA Experience é um projeto cujo objetivo a longo prazo é de melhorar o plantel de Bettas. Participe também desta incursão na Genética do Betta.

Um abraço,
Equipe Betta Project