Strømpriser | Forbruksfinansiering | Takserer | Kaiuttimet | Beste Forsikringsselskap | Innbruddsalarm | Reise Kredittkort | Sammenlign Boliglån

Sobre

Sobre Betta Project

O projeto deste website e materiais correlatos são o resultado da união de esforços de dois aquaristas brasileiros: Vitor C. Chevitarese e Guilherme F. David.

O objetivo deste projeto é fomentar o mercado de Bettas de alto padrão genético, conscientizando criadores e consumidores (aquaristas) sobre a beleza e importância desta filosofia.

Vitor
Vitor C. Chevitarese
Guilherme
Guilherme F. David

Propomos aqui novas abordagens sobre o peixe Betta, tão popular em aquários em todo o mundo.

Um pouco de nossa história no hobby aquarismo

Vitor Calil Chevitarese, empresário e engenheiro, entusiasta e pesquisador do peixe Betta, foi quem idealizou as ideias aqui publicadas. Começou como todo mundo no hobby: ganhou um peixe, montou um aquário e logo depois o peixe morreu. A partir disso, comprou novos exemplares, procurou mais informações na literatura, testou o manejo, cometeu erros e acertos, até que a coisa deslanchou. É aquarista hobbysta deste a década de 1960, e se dedica no estudo de Genética do Betta desde o final da década de 1970.

Guilherme F. David está em fase de conclusão do curso em Engenharia e iniciou no aquarismo ganhando um aquário comunitário. Entre as espécies com que já teve contato, o Betta despertou especial interesse, justamente devido às infinitas possibilidades de arranjo de cores e diversos formatos, onde nenhum Betta é exatamente igual a outro.

Classificam-se aqui os principais desafios ao aquarista, a partir do iniciante no hobby:

  • o desafio de manter os peixes saudáveis;
  • o desafio de reproduzir seus peixes;
  • o desafio de obter exemplares belos;
  • o desafio de obter exemplares de linhagem, ou alto padrão genético;

Betta Project – A DNA Experience

O nome “Betta Project – A DNA Experience” provém justamente da Arte de Projetar Bettas, de conhecer os genes envolvidos em cada característica e suas inter-relações; uma verdadeira experiência de DNA, onde o criador pode, mediante seleção de matrizes, determinar quais genes e fenótipos serão resultantes de seu cruzamento.

A Arte de Projetar Bettas consiste na correta seleção de matrizes, a fim de se atingir um objetivo pré-definido.

O projeto fundamenta-se, inicialmente, na geração, disponibilidade, integridade e oferta de informações de qualidade sobre o manejo reprodutivo do Betta, a genética do Betta, o julgamento de Bettas, bem como a operacionalização de uma plataforma web de cadastramento e consulta de Bettas.

O manejo reprodutivo do Betta corresponde a todos os cuidados, equipamentos e técnicas necessárias para a reprodução da espécie.

A genética do Betta, seu conhecimento e pleno entendimento, e sua prática, são papel essencial para que se atinja sucesso na criação de Bettas. Como os exemplares são, em geral, híbridos férteis, o entendimento das inter-relações entre genótipos faz do Betta um gênero de infinitas possibilidades de arranjo de cores e formatos.

O julgamento de Bettas visa avaliar o Betta quanto a seus padrões mundialmente já (ou não) estabelecidos. Atualmente, o julgamento de Bettas não possui critérios lógicos e confiáveis, ficando por vezes divergente entre exposições ditas especializadas da espécie. Propomos aqui maneiras de se julgar um Betta de forma lógica e precisa.

A Plataforma web de Cadastramento e Consulta de Bettas permite uma troca de matrizes mais efetiva entre criadores das diversas regiões do mundo. Permite a consulta de criadores, de características intrínsecas do histórico genético do Betta, entre outros.

Betta Project – A DNA Experience corresponde a uma verdadeira incursão na genética do Betta e seu aperfeiçoamento. Participe você também desta que, sem dúvida, é uma proposta ousada, mas factível!

Um abraço,
Equipe Betta Project