Strømkalkulator | Sammenlign Forbrukslån | Ryggsmerter | Kuulokkeet | Betalingsforsikring | Boligalarm | Kredittkort i Utlandet | Billigste Mobilselskaper

Julgamento de Bettas

A atual mistura de conceitos, tanto por parte de criadores como em exposições especializadas, causa situações ou surpresas muitas vezes desagradáveis.

Você já foi a alguma exposição de Bettas em sua região? Se sim, como foi a avaliação dos Bettas a fim de determinar o melhor Betta daquela exposição?

Há escassez de informação de qualidade, ou mesmo a falta de fundamentação teórica e lógica sobre julgamento de Bettas. Isto tem causado divergência entre o previsto e o realizado na condição de expositor: o criador expõem seus Bettas, mas os critérios de julgamento da exposição não condizem em todo com aqueles que ele usou para seleção dos exemplares.

Ou pior, os critérios são tão complexos ou mal fundamentados que se torna difícil uma análise destes para determinado exemplar.

Proposta para análise de Bettas

Este trabalho fornece ferramentas, facilitando a vida dos juízes e expositores, e também proporciona a quantificação e entendimento dos resultados das avaliações.

Para nós, a função principal de uma exposição especializada de Bettas é possibilitar ao expositor um resultado da avaliação de sua matriz, evidenciando seus pontos fortes e fracos.

Propomos aqui uma maneira de abordar a análise da qualidade das matrizes do peixe Betta com finalidades bem distintas:

a) em julgamentos de exposições especializadas de Bettas;
b) auxiliar os criadores quando da aquisição de matrizes para o seu plantel;
c) proporcionar aos criadores meios de avaliar suas ninhadas;

Apresentamos uma proposta de classificação dos Bettas quanto a padrões e classes de julgamentos em exposições especializadas. Entendemos que atualmente nas exposições estão sendo misturados conceitos, o que dificulta um julgamento criterioso, não-subjetivo.

Este video apresenta, portanto, o problema, e propõe as soluções e mostra os benefícios de se padronizar estes critérios.

Julgamento quantitativo de Bettas: analise seu Betta com outros olhos

Este vídeo tem como objetivo auxiliar criadores e juízes de exposições especializadas em Bettas a identificar as falhas visíveis nos exemplares expostos, bem como quantificá-las quanto a sua gravidade, descontando os respectivos pontos a elas atribuídos, no que se refere às distribuições de cores e formatos.

Lembre-se: com os dois vídeos apresentados sobre o tema “julgamento de Bettas”, você já terá ferramentas para avaliar novos Bettas para seu plantel, para a escolha de matrizes, e para exposições especializadas que utilizarem estes mesmos critérios.

Download Formulario de Julgamento

Nota: este formulário é nossa primeira versão para download. Sua filosofia, critérios e classes estão bem fundamentados.

Eventualmente novas atividades de diagramação deste formulário poderão torná-lo mais atrativo – as quais não descartamos. Neste momento, é nossa versão oferecida para download.

Fique à vontade para fazer suas alterações, na sua exposição, ou para fins de julgamento de Bettas em sua estufa.

Conheça, entenda, questione e divulgue. O hobby só tem a ganhar!