Como revolucionar sua criação de Bettas

A criação de Bettas é algo magnífico para o criador. Por se tratar de um peixe com infinitos arranjos de cores, além de possuir diversos formatos de nadadeiras, o peixe Betta é admirado por uma significativa parcela de aquaristas.

Referências, em geral, indicam o peixe Betta como peixe para iniciantes. O iniciante aprende o manejo básico do Betta e ao dominá-lo, muitas vezes, dedica-se ao manejo reprodutivo. A partir disto, inicia a reprodução de Bettas em escala, aumentando o espaço físico necessário envolvido na criação do peixe Betta, bem como seu investimento (tempo, dinheiro e espaço físico).

Entretanto, o criador percebe que a qualidade dos peixes quanto ao arranjo de cores (e também formatos) fica aquém do esperado. Ainda, verifica que peixes de mesmo fenótipo quando cruzados resultam em ninhadas com cores aleatórias e formatos divergentes das matrizes, entre outras características.

Torna-se evidente a necessidade de troca de informação com outros criadores. Além disso, conhecimento da genética espécie, como julgá-la para fins de troca de matrizes e exposições também são imprescindíveis para o sucesso na criação de Bettas.

Etapas que revolucionarão sua criação de Bettas:

1. Manejo básico do peixe Betta

Consiste em tornar o ambiente (o aquário) apto para que o animal tenha uma excelente qualidade de vida.  Detalhando-se um pouco mais, trata do conhecimento da água e seus parâmetros físico-químicos, da luz incidente e suas propriedades, das inter-relações do Betta com o ambiente ao qual está exposto e também quais as técnicas para que este ambiente seja adequado ao animal. Requer pesquisa, estudo, prática e observação. Consulte a web para obter estas dicas.

2. Manejo reprodutivo do Betta

Trata dos procedimentos necessários para que seus Bettas tenham condições ambiente onde possam reproduzir, gerar alevinos, ter alimento em quantidade e qualidade adequadas em todas as fases de desenvolvimento dos juvenis, bem como permitir seu crescimento até sua separação.

3. Genética do Betta

Considerada um mito e desconhecida em sua profundidade em questões práticas entre os criadores, a genética do Betta é fundamental para que se obtenha matrizes de alto padrão com planejamento sistemático e cálculo de probabilidades de ocorrência dos traços genéticos e, por conseguinte, do fenótipo. [+] Mais informações

4. Julgamento de Bettas

O julgamento de Bettas é essencial para a escolha de boas matrizes visando sua reprodução. Seu conhecimento também permite o julgamento de Bettas em exposições especializadas. É um trabalho muito cativante entre aqueles que apreciam esta espécie. [+] Mais informações

5. Contato com outros criadores

Objetivando a troca de matrizes ou trabalhos para melhoria de plantel, o contato com criadores sérios é essencial. Uma plataforma de cadastramento e consulta online de Bettas (e criadores) torna-se ferramenta para sua implementação. [+] Mais informações

 

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook.

postagens

Confira também:

Verifique também

Julgamento de Bettas