Kraftpriser | Forbrukslån Best i Test | Fresing | Hva er Boligen Verdt | Husforsikring | Innbruddsalarm | Beste Bensinkort | Beste Boliglån

Como revolucionar sua criação de Bettas

A criação de Bettas é algo magnífico para o criador. Por se tratar de um peixe com infinitos arranjos de cores, além de possuir diversos formatos de nadadeiras, o peixe Betta é admirado por uma significativa parcela de aquaristas.

Referências, em geral, indicam o peixe Betta como peixe para iniciantes. O iniciante aprende o manejo básico do Betta e ao dominá-lo, muitas vezes, dedica-se ao manejo reprodutivo. A partir disto, inicia a reprodução de Bettas em escala, aumentando o espaço físico necessário envolvido na criação do peixe Betta, bem como seu investimento (tempo, dinheiro e espaço físico).

Entretanto, o criador percebe que a qualidade dos peixes quanto ao arranjo de cores (e também formatos) torna-se aquém do esperado. Ainda, verifica que peixes de mesmo fenótipo quando cruzados resultam em ninhadas com cores aleatórias e formatos divergentes das matrizes, entre outras características.

Torna-se evidente a necessidade de troca de informação com outros criadores e a busca por mais informações sobre como resolver este problema.

Nesse sentido, apresentamos aqui nossa proposta de jornada em busca do Betta almejado (ou sonhado) pelo criador. Ou seja, não estamos propondo uma criação em escala de Bettas que seja preditiva, mas sim a obtenção de Bettas com um fenótipo (arranjo de cores e formato) consistente, atrativo e diferente, senão único – aquele almejado pelo criador.

Etapas que revolucionarão sua criação de Bettas:

1. Manejo básico do peixe Betta

Consiste em tornar o ambiente (o aquário) apto para que o animal tenha uma excelente qualidade de vida.  Detalhando-se um pouco mais, trata do conhecimento da água e seus parâmetros físico-químicos, da luz incidente e suas propriedades, das inter-relações do Betta com o ambiente ao qual está exposto e também quais as técnicas para que este ambiente seja adequado ao animal. Requer pesquisa, estudo, prática e observação. Consulte a web para obter estas dicas.

2. Manejo reprodutivo do Betta

Trata dos procedimentos necessários para que seus Bettas tenham condições ambiente onde possam reproduzir, gerar alevinos, ter alimento em quantidade e qualidade adequadas em todas as fases de desenvolvimento dos juvenis, bem como permitir seu crescimento até sua separação.

3. Genética do Betta

Considerada um mito e desconhecida em sua profundidade em questões práticas entre os criadores, a genética do Betta é fundamental para que se obtenha matrizes de alto padrão com planejamento sistemático e cálculo de probabilidades de ocorrência dos traços genéticos e, por conseguinte, do fenótipo.

4. Julgamento de Bettas

O julgamento de Bettas é essencial para a escolha de boas matrizes visando sua reprodução. Seu conhecimento também permite o julgamento de Bettas em exposições especializadas. É um trabalho muito cativante entre aqueles que apreciam esta espécie.

5. Contato com outros criadores

Objetivando a troca de matrizes ou trabalhos para melhoria de plantel, o contato com criadores sérios é essencial. Uma plataforma de cadastramento e consulta online de Bettas (e criadores) torna-se ferramenta para sua implementação.

 

O Manejo Reprodutivo do Betta explicado passo-a-passo, em vídeo: montamos um breve curso em três videos publicados no link abaixo em que ensinamos ao interessados o manejo reprodutivo do peixe Betta. Considere, no entanto, que o manejo básico e reprodutivo têm significativa amplitude de variação.

O manejo não é determinístico como a Genética do Betta, por exemplo. Ele possui significativa variação nos procedimentos empregados para o atingimento de resultados, dentro das condições toleráveis por este peixe.

Convidamos você a assistir este curso e nos informar sua opinião sobre o mesmo! No rodapé da página a qual você será redirecionado haverá uma enquete.

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook.

Curso sobre o Manejo Reprodutivo do Betta

Assista a vídeo-aulas sobre o Manejo Reprodutivo do Betta.

Dê seu feedback sobre o curso para que possamos melhorar sempre.

Verifique também

Julgamento de Bettas